sexta-feira, 18 de abril de 2008

Matar é uma Arte



Matar é uma Arte




O "Artista" que matou um cão à fome vai repetir o acto






Em 2007,Guillermo Vargas Habacuc, um presumível artista, apreendeu um cão desamparado de rua, atou-o a uma corda curtíssima na parede de uma galeria de arte e deixou-o, a morrer vagarosamente de fome e sede. Durante vários dias, tanto o autor do acto desumano, como os visitantes da Galeria de Arte assistiram imperturbáveis à agonia do pobre animal. Porém, o animal finalmente morreu de Inanição, evidentemente depois de ter passado por um doloroso, absurdo e incompreensível martírio.
Contudo a prestigiosa Bienal “Centro Americano de Arte” decidiu, deste modo tão incompreensível convidar Guillermo Vargas Habacuc, a repetir a sua cruel execução na sugerida Bienal em 2008. No meu verdadeiro sentido de arte moderna, não incluo, tais actos. O Mundo em si é uma Arte, o verdadeiro papel do artista é ter criatividade suficiente para cativar o público, havendo assim limites e parâmetros suficientes para fazê-lo. A arte é geralmente entendida como a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objectivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores. Guillermo Vargas Habacuc, não deve ter este mesmo conceito de Arte, fazendo assim, com que a sua reputação cresça à custa do sofrimento de outrem.
Pessoalmente acho que este “artista” deveria ser punido, por procriar uma morte. Se matar, um “Homem” é crime, interrogo-me, se faze-lo a um animal, nestas circunstâncias não será?



Texto de: Fabricio Lopes

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, desculpa a invasão.
De facto isso não é a maneira mais correcta de se fazer Arte, até porque só revela falta de imaginação e criatividade, o "artista" deve querer ser famoso forçosamente, mas digo que o mesmo de "artista" não tem nada, simplesmente de assassino. Concordo perfeitamente, quando diz:
-"Se matar, um “Homem” é crime, interrogo-me, se faze-lo a um animal, nestas circunstâncias não será?". Mas infelizmente isso não acontece na sociedade em que vivemos.
Beijos, e solicitações para continuação de textos polémicos como estes, até porque revela muita personalidade da sua parte.

Barbara Pestana

Anónimo disse...

Olá Men..
Gostei do texto, e concordo com a tua revolta perante ao assunto em questão. Pessoalmente acho um acto de canibalismo por parte de "artista". Mas enfim.
Um Abraço

Romulo Ramos