segunda-feira, 23 de junho de 2008

Compreender e conhecer - Licenciatura de Ciências da Educação

A Universidade da Madeira faz parte do já significativo número de instituições do Ensino Superior português que ministra o primeiro ciclo de estudos em Ciências da Educação. Esta licenciatura, que faz parte do Departamento de Ciências da Educação da referida universidade, tem a duração de três anos e contempla as áreas científicas de Educação, Psicologia, Línguas Estrangeiras (Inglês) e de Gestão. Sempre que é feita referência à licenciatura em Ciências da Educação e, contrariamente à realidade de outras áreas de estudo, é necessário fornecer informações paralelas forçadas pela incompreensão / desconhecimento desta área, uma vez que o termo “educação” remete as pessoas, erradamente, apenas para a carreira docente como saída profissional, o que não coincide, necessariamente, com a realidade. Face a este panorama torna-se pertinente a necessidade de clarificar os potenciais campos de actuação dos licenciados em Ciências da Educação. Assim sendo, é possível enumerar três grandes campos de acção: o da Investigação Científica e Produção do Saber; o da Educação e Formação de Adultos e, por fim, o da Formação de Técnicos Especializados (nomeadamente, e apenas a título de exemplo, na Gestão de Projectos em Educação). De acordo com estes três grandes campos de actuação é facilmente perceptível que esta licenciatura é de carácter pluridisciplinar preparando os alunos para intervirem activamente em todos os espaços de educação formal e não formal, fomentando para esse efeito, um conjunto de dinâmicas pedagógicas que potenciam a proactividade.A área das Ciências da Educação é um campo bastante rico e diversificado, no entanto, esta riqueza e diversificação não deve ser vista como uma fonte de desordem ou desarranjo curricular, mas sim como um recurso a ser aproveitado para a construção de uma identidade socioprofissional plural e multifacetada, enquadrada nas exigências de uma comunidade educativa em franca mutação. A palavra “construção” não é fruto do acaso, aliás, esta relaciona-se com o facto, da licenciatura ser relativamente recente pelo que ainda não solidificou a sua identidade enquanto novo grupo socioprofissional em clara expansão. Tendo em linha de conta que a identidade não é inatamente adquirida mas sim construída, implica forçosamente o envolvimento e cooperação de todos os interessados na construção desta tão ansiada identidade dos profissionais de Ciências da Educação.Assim sendo e tendo em conta que a educação apresenta, efectivamente, um papel primordial no todo social, os licenciados em Ciências da Educação estão aptos a promover uma verdadeira reflexão pedagógica nos espaços de educação, o que contribuirá, certamente, para a melhoria qualitativa da educação na sua verdadeira essência. É neste prisma que encaramos o saber adquirido nestes três anos. Contudo, há que Saber Ser e há que Saber Fazer. Há que conjugar as realidades que abraçamos e que nos abraçam de forma a criar equilíbrios constantes nas acções que desencadeamos. A expressão da “Aldeia Global” para atestar como o mundo se tornou tão pequeno com a Era das NTIC e da Globalização é facilmente transposta para o campo educativo, cuja mínima reforma abala os alicerces e é nessa construção contínua de suportes que podemos, mais uma vez, agir.

Texto dos alunos que frequentam este curso na UMa.

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